Competição Internacional

Bella Ciao

Sinopse

Uma canção antifascista, um grito de liberdade, uma balada. Cantada em todo o mundo e em todas as línguas, de Paris a Bogotá, Minsk, Mumbai, Cartum, Génova, Hong Kong, Istambul. “Bella Ciao” é narrada como a protagonista de um biopic.

Com mais de um bilhão de visualizações online, “Bella Ciao” é a música italiana mais ouvida no mundo nos últimos anos. Como uma canção de luta e resistência, foi recuperada nos últimos 25 anos por dezenas de realidades de protesto, desde a Primavera Árabe aos protestos #occupy nos EUA e #occupy em Mumbai, desde a luta contra a globalização à luta contra as mudanças climáticas, desde os funerais dos cartunistas de Charlie Hebdo aos tumultos no Sudão e aos movimentos de rua no Líbano, Chile e Turquia.
Ao mesmo tempo também se tornou um fenómeno pop típico da globalização: tornou-se o símbolo musical da série “La Casa de Papel”, jingle para vender um produto no México, música para promover a Netflix na Arábia Saudita. Uma viagem sobre a canção símbolo da resistência e com uma fundamental conotação feminina.

Ficha Técnica

Título: 
Bella Ciao - Per la libertà de Giulia Giapponesi
Tipo: 
Documentário com N/A
Duração: 
100'
Produtor: 
Palomar, Luce Cinecittà, Rai Documentari, Imagissime
Argumento: 
Giulia Giapponesi, Armando Maria Trotta